Quando começamos a procurar a nossa casa dos sonhos, seja para comprar ou alugar, sempre pensamos em encontrar o lugar perfeito, que combine com a gente e nos faça feliz, queremos morar bem!
Com isso, surge a seguinte pergunta: o que é morar bem?
Discutimos esse conceito em um bate papo online no instagram da NovaCap Nelson Benedito com a coaching financeira, Especialista em Constelação Bertu Teixeira, mas e para você, o que é morar bem?
O conceito de morar bem é subjetivo para cada pessoas. Tudo depende de seus objetivos e sonhos, segundo a Bertu, “o conceito de morar bem é amplo, ele ao mesmo tempo é individual, morar bem pra mim vai de acordo com seus valores, morar bem pra você vai de acordo com seus valores. Se para você valores de status, harmonia, tranquilidade, você quer morar em um local com harmonia, amplo, você vai ter que sacrificar algumas coisas, mas vai morar lá, outras pessoas preferem a praticidade. O conceito de morar bem, depende de cada pessoa”. Explica.
Para morar bem é preciso se planejar antes
Para que você sinta que está morando bem, é necessário que você estabeleça um objetivo em sua mente e se planeje para conquistá-lo. O que é sua casa ideal? O que ela deve ter? Ela deve ser próxima ao trabalho, existem escolas e mercados por perto? O quanto isso é importante para você? Você consegue investir agora?
Essas são apenas algumas perguntas que você deve ter em mente antes mesmo de começar a procurar sua casa. Com as respostas dessas perguntas, a chance de você encontrar o imóvel ideal é maior e a sua satisfação será garantida.
É preciso ter em mente que a comprar ou alugar uma casa ou apartamento é um investimento, por isso, é necessário se programar para isso. “Quando você vai decidir pela compra ou aluguel da sua casa, precisa estar definido quanto você tem disponível para aquela prestação ou aluguel da casa”, informa a coaching financeira.
Não invista em um imóvel que você não conseguirá manter. Lembre-se: além do valor do imóvel, há outros fatores que você deve se preocupar em colocar na ponta do lápis, como por exemplo, quanto vou gastar de condução do meu trabalho até minha casa? Vou precisar comprar móveis? E quanto aos impostos da casa?
“As pessoas ainda não estão ligadas nessa informação, acabam perdendo o contrato e se endividando, é importante morar bem, mas ter um alinhamento com seu orçamento, conseguir isso dentro de um planejamento que seja viável a ser mantido dentro de médio e longo prazo”, explica Bertu Teixeira.
O que é preciso levar em consideração na hora de escolher o imóvel perfeito?
A Coaching e Corretora de Imóveis Ana Paula Mandetta, dá uma super dica para você levar em consideração na hora de escolher o seu imóvel:
“É sempre importante ver a localização e colocar no papel o quanto de gasolina vai ser colocado no mês para ir e vir do trabalho. As pessoas que moram longe têm mais esse gasto, então às vezes o aconchego acaba se tornando uma dor de cabeça no final das contas. Pois isso não vem no pacote e, custos ocultos vão aparecendo ao longo do seu morar bem, e o que deveria dar satisfação, conforto e aconchego do seu morar bem acaba se tornando um grande desafio e até mesmo o endividamento.
E você? Quer encontrar um imóvel para morar bem? Fale com a gente, vai ser uma honra lhe ajudar!